Transitolegal.com.br (inicio)
Indicar
Seu nome
Seu e-mail
Nome do amigo
E-mail do amigo

Os anjos assumem muitas formas

Renato Rhoden
Diretor técnico do Detran-RS

O dia amanheceu e, graças a Deus, com um sentimento de paz e compromisso cumprido conseguimos olhar para frente, e ver que o pouco que se fez teve validade.

Me refiro a um tempo não muito distante, onde uma equipe teve a função de indicar onde seriam colocados os famosos "Pardais", que estavam dentro dos objetivos daquela empresa, diminuindo o número de acidentes, portanto SALVAR VIDAS. Vários locais foram estudados, mas com certeza o que mais preocupava era a frente da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, devido ao movimento de alunos e à alta velocidade dos veículos que no local trafegavam.

Como era novidade, houve muitas criticas e diria que até a semana passada permaneciam as críticas. Muitos condutores foram autuados por não respeitarem aquele local que deveria ser respeitado no consciente das pessoas, mas a pressa, o desrespeito e imprudência faziam daquele ponto um dos mais perigosos locais de travessia de Porto Alegre.

O tempo passou e hoje todos que moram em Porto Alegre e na Região Metropolitana, sabem que naquele local existe um equipamento medidor de velocidade, bem identificado e, conforme dados estatísticos, quase ninguém mais é multado.

Mas não são só os números que nos interessam e, sim a conscientização dos condutores a razão de existir o equipamento naquele local.

Para nós que participamos da implantação e que fomos várias vezes criticados ficou sempre a certeza de que o que fizemos era algo que não podíamos medir, até que na semana passada fomos colocados à prova quando, nós do Detran, resolvemos mostrar que aquele aparelho era um ANJO da GUARDA e não equipamento faturador como alguns diziam.

O destino estava nos preparando uma peça, e quando nossa equipe estava no local tirando fotos onde um menino chamado Leonardo de seis anos atravessava com seu tio na av. Ipiranga, com segurança, graças a baixa velocidade do local, a nossa equipe foi pega de surpresa por uma tentativa de assalto, não na travessia, porque naquele momento os atores estavam sobre o canteiro central, e o menino se desgrudou das mãos do tio e num raciocínio rápido correu em direção aos seus pais, que estavam no outro lado da rua. O inevitável aconteceu, numa via de grande circulação o menino foi atropelado.

Imediatamente todos foram socorrê-lo e nós que não estávamos no local, ficamos a imaginar o que realmente tinha acontecido. Telefonemas desesperados foram feitos, foram acionados todos os órgãos responsáveis e, durante mais de duas horas o terror bateu em nossas mentes, sempre pensando no pior. A situação de quem conhece e gosta de alguém que é atropelado é terrível e nós que estamos envolvidos com o trânsito nos culpamos sempre com aquele fatalidade.

Mas o que nós sempre pregamos é que a fatalidade também é a de termos um planejamento voltado a prever o acidente e que em última analise também podemos influenciar nesta fatalidade.

Acho que neste episódio a mão divina da fatalidade junto com a ação do homem, contribuíram para que este acidente fosse somente um susto porque, graças a Deus, foi somente um susto e após todos os exames de rotina, Leonardo foi liberado, com não mais que escoriações no rosto.

À noite todos festejavam que o menino estava bem e inclusive foi possível que ele fosse na sua formatura, que era naquele noite.

No outro dia mostraram-me a foto da formatura e, para nossa surpresa lá estava Leonardo sorrindo em uma peça de teatro com a roupa que era uma sinaleira, e alguns curativos que lhe lembrariam o milagre ocorrido.

O tempo vai passar, mas acho que nunca vamos esquecer o que aconteceu e uma pergunta vai sempre ficar no ar: Será que se existisse um Pardal, ou melhor, será que se as pessoas não estivessem conscientes de que naquele local existe um Pardal, o Leonardo poderia ir à sua formatura?


Na dúvida acredito que tudo que podemos fazer, mesmo que muitos não entendam, devemos fazer, porque se o nosso esforço salvar apenas uma vida, já terá valido a pena...

 


Invista na Qualidade de vida de seus funcionarios Pratique a direção Preventiva.

Livro de visitas escrever
Ler
Leandro Bueno Paulo Ricardo Meira