Dicas
de Mecânica
Não permita, de maneira
nenhuma, que o motor trabalhe em rotações muito baixas. Andar, por exemplo,
a 40 Km/h em quarta marcha, representa uma carga muito forte para o motor.
Da mesma forma, nunca
ultrapasse o limite de giros. Ir além dar faixa vermelha do conta giros
pode comprometer a vida útil do motor e, em situações extremas, entortar
válvulas, quebras as bielas ou danificar o bloco do motor.
Mesmo no inverno, não deixe o motor funcionando
muito tempo para aquecer. A temperatura ideal é atingida mais facilmente
com o carro em movimento. Basta dirigir com suavidade.
Nas trocas de óleo, jamais coloque o líquido
além do nível indicado. O excesso acaba sujando as velas, prejudicando
a queima de combustível. O carro vai acabar perdendo potência e consumindo
mais combustível.
Para garantir medição
precisa, sempre faça a verificação dos níveis de óleo e água com o motor
frio.
Faça sempre as revisões
e trocas de componentes no prazo recomendado pelo fabricante.
Nunca abra a tampa
do reservatório de água com o motor quente. Isso acaba despressurizando
todo o sistema, gerando bolhas de ar que podem prejudicar a circulação
da água e, em uma situação extrema, levar ao superaquecimento do motor.
Ao descer uma ladeira, procure usar a
mesma marcha que colocaria se estivesse na subida. Jamais utilize o ponto
morto, pois os freios não conseguir segurar o veículo em uma situação
de emergência.
Além disso, o maior esforço dos freios
pode levar os discos e pastilhas ao superaquecimento. O carro pode ficar
sem freios.
Cheque mensalmente o nível do fluido de
freio. Quado for completá-lo, tome cuidado para não deixar cair nenhuma
partícula de sujeira. Qualquer resíduo pode compromenter o perfeito funcionamento
do istema.
Ao aproximar o carro de cruzamentos e semáforos,
tire o pé do acelerador e mantenha a marcha engatada para que o motor
diminua a velocidade do carro. Você evita freadas bruscas e preserva discos
e pastilhas de freio.
Não descanse o pé no pedal da embreagem
enquanto dirige. Este é um hábito muito comum entre os motoristas, mas
que pode provocar a queima do disco da embreagem. Além disso, os rolamentos
e o volante do motor podem ser danificados.
Quando parar em ladeiras, jamais segure
o carro pisando no acelerador e na embreagem ao mesmo tempo. Esse procedimento,
além de aumentar o consumo de combustível, desgasta o conjunto de disco
e platô da embreagem, diminuindo sua vida útil.
Ao parar em semáforos, é aconselhável colocar
o câmbio em ponto morto, evitando ficar com a embreagem acionada por muito
tempo. Esse procedimento, por mais simples que pareça, ajuda muito a prolongar
a vida útil de todo o conjunto.
Não tente dar a partida por mais de sete
segundos seguidos. Se necessário, aguarde vinte segundos entre cada nova
tentativa. Acionar insistentemente a ignição pode acabar descarregando
a bateria.
Não utilize detergente comum no reservatório
de água do limpador de pára-brisas. Coloque apenas produtos indicados
pelo fabricante, pois a oleosidade de certos produtos podem acabar forçando
a bomba elétrica. Além disso, a borracha das paletas pode ficar ressecada,
forçando uma troca desnecessária.
Evite acionar a bomba elétrica do limpador
por mais de 30 segundos ou com o reservatório vazio, porque isso pode
danificá-la.
Carro com injeção eletrônica requere cuidados
especiais na hora de se fazer a ligação direta (popularmente conhecida
como "chupeta"). Siga os seguintes passos:1- ligue o carro para
prover energia. 2 - Conecte primeiro os pólos positivos de cada cabo e,
em seguida, os pólos negativos. 3 - A seguir,
acelere o carro para liberar a energia em marcha lenta (cerca de 1500
rpm). 4 - acione a chave do carro que está recebendo a energia. 5 - Depois
que ele pegar, ligue o farol alto e o desembaçador elétrico (dispositivos
que consomem mais energia, evitando variações de corrente que podem prejudicar
o funcionamento da injeção). 6 -Só então desconecte os cabos.
Evite freadas e aceleradas bruscas. Não
acelere desnecessariamente, seja com o carro parado ou em movimento.
Sempre que possível, rode com as janelas
fechadas. Dessa maneira, a resistência do ar diminui, propiciando uma
boa economia de combustível.
Faça verificações periódicas dos filtros
de ar e de combustível, trocando-os nas quilometragens recomendadas pelo
fabricante do veículo.
Jamais ultrapasse a capacidade de carga
de seu veículo. Além de mais consumo de combustível, haverá um desgaste
de todo o sistema de suspensão, freios e pneus.
Nas estradas, assim que o carro atingir
a velocidade desejada, vá soltando aos poucos o pedal do acelerador.
Não acelere o carro antes de desligar o
motor. Este procedimento era necessário antigamente, quando o coletor
tinha que ficar com combustível para o automóvel pegar com maior facilidade
mais tarde. Atualmente isso representa apenas aumento no consumo de combustível.
Além disso, isso pode provocar danos no catalisador, aumentando a emissão
de poluentes, prejudicando o desempenho.
Se o seu carro possui ar condicionado,
no inverno, acione-o por pelo menos trinta minutos no período a cada trinta
dias. O sistema pode ficar com o funcionamento comprometido com a falta
de utilização.
Ao fechar a tampa do capô, o ideal é soltá-lo
a cerca de um palmo de altura. Evite apoiar-se em áreas flexíveis para
nao amassá-la.
Nunca utilize palhas de aço para limpar
os vidro de seu automóvel. Use limpa-vidros ou álcool com jornal, que
não deixa vestígios de fiapos como o pano.
Se o vidro traseiro possui desembaçador,
cuidado ao limpar a parte interna. Jamais utilize produtos abrasivos,
nem encoste objetos pontudos ou cortantes, para não danificar os filetes
de aquecimento.
Jamais pulverize a parte inferior do carro
com querosene ou óleos minerais, procedimentos que são muito comuns nos
postos de gasolina. Esse tipo de produto resseca as borrachas e acaba
estragando lonas e pastilhas de freio.
Se o veículo possuir catalisador, evite
fazê-lo pegar no tranco. O combustível ainda não queimado pode se alojar
no interior do equipamento, o que aumenta o risco de superaquecimento
do motor.
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